quinta-feira, abril 5

TED Idéias que merecem ser espalhadas



TED é o acrônimo para Tecnologia, Entretenimento e Design, é uma fundação privada sem fins lucrativos norte americana, conhecida por suas conferências destinadas a disseminação de idéias e que são realizadas no mundo todo.

A Fundação teve inicio em 1984, e a primeira conferência aconteceu em 1990. Originalmente influenciada pelo Vale do Silício, sua ênfase era tecnologia e design, mas com o aumento da popularidade os temas abordados passaram a ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura. Entre os palestrantes das conferências estão Bill Clinton, Al Gore, Gordon Brown, Richard Dawkins, Bill Gates, os fundadores da Google, Billy Graham e diversos ganhadores do Prêmio Nobel.

O Formato das palestras consiste em uma apresentação com duração entre 5 a 20 minutos com temas que inicialmente eram relacionados a TED e hoje podemos dizer que estão relacionados a tudo, relacionados a " Idéias que merecem ser espalhadas."

Atualmente o TED disponibiliza mais de quinhentas palestras na WEB que você pode conferir clicando na imagem a seguir.  




No brasil o TED já conta com mais de 4 conferências realizadas entre Rio, São Paulo, Porto Alegre e Salvador e tem como data para a próxima conferencia o dia 22 de Junho de 2012,  na cidade de São Paulo, para maiores informações sobre a TEDx São Paulo clique na imagem a seguir.




Abaixo temos uma das palestras que foram realizadas na ultima TDEx São Paulo, por Fernanda Viégas que é Pesquisadora e Designer Computacional. Especializou-se em transformar informações e estatísticas em gráficos super visuais. Representante de uma disciplina apelidada de data visualization (visualização de dados/Infográficos), um de seus projetos mais importantes foi o desenvolvimento do site Many Eyes. Nele, além de acessar e comentar gráficos que apresentam de forma visual estatísticas tão distintas quanto o índice de desemprego americano por estado e o número de seguidores no Twitter, desenvolvido pela IBM e utilizado pelo jornal The New York Times.



Via: ted.com
       wikipédia.org
       @forcati

Nenhum comentário: